quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O Encontro Marcado

Como uma apaixonada por livros, foi muito difícil escolher qual seria o primeiro sobre qual eu deveria falar na resenha. No fim das contas, ganhou um que me conquistou há quase 10 anos, uma indicação de um antigo amigo que, como eu, também amava livros, música, poesia, filmes, e artes em geral.
O autor é brasileiro e o cenário também. O nome do livro é sugestivo: “O Encontro Marcado”. Para mim, uma das grandes obras do mineiro Fernando Sabino, que se consagrou ao escrever tão bem sobre o homem, a vida, o cotidiano.
Eduardo Marciano é o protagonista, e divide a cena com alguns amigos que, como ele, procuram a vida como quem busca uma resposta. Todos mineiros, morando em Belo Horizonte, retratam uma geração questionadora que, ao mesmo tempo em que era reprimida, soube se expressar e ser livre como nenhuma outra. Uma das expressões que Mauro, um dos amigos, usa é: “são uns vendidos”, referindo-se aos que faziam parte do sistema.
No livro, a história de Eduardo é contada desde que ele era um menino – diferente, questionador, único. Ele cresce, numa constante busca pelo sentido da vida, por si mesmo, pela vida em si. “Viver – eis o que importava”. Ele luta consigo mesmo, cresce, é sufocado por um amor, e prossegue em sua constante e inabalável busca.
 Separado entre “A Procura” e “O Encontro”, o livro é um convite à reflexão, aos sorrisos e também a silêncios. O último parágrafo da “Procura” é revelador: De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro. Cheio de diálogos inteligentes e frases de impacto, é uma experiência literária que realmente vale a pena.
"É preciso escutar o silêncio, não como um surdo, mas como um cego. O silêncio das coisas tem um sentido"

Um amigo, o mesmo que me indicou esse livro, costumava me dizer que existem dois tipos de livros bons: Os que têm uma leitura fácil e leve: lemos rapidamente, terminamos com uma sensação gostosa, fechamos e guardamos na estante. E existem aqueles que são mais difíceis, cheios de conceitos novos e ideias que pedem um tempo para pensar. Quando terminamos de ler, ele vai para a estante, mas sempre volta, pois cada leitura é uma nova descoberta. Para mim, O Encontro Marcado é um pouco de cada. E já está, sem dúvida, entre os meus preferidos.

Nome do Livro: O Encontro Marcado
Autor: Fernando Sabino

Editora: Record

Nenhum comentário:

Postar um comentário