sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resenha de Quem é Você, Alasca?: O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras


Ficha técnica:
Título: Quem é Você, Alasca? : O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
Editora: Martins Fontes
Autor: John Green
Páginas: 240
Ano: 2010

Olá! Começo minha primeira resenha no blog, contando para vocês um pouco sobre um livro de um autor que virou febre. Muitas pessoas estão loucas atrás dos livros do John Green e não sem razão, o cara é realmente um ótimo autor.

Comecei minha leitura de “Quem é Você, Alasca?” com muitas expectativas, me encantei com a escrita do John Green com “A culpa é das estrelas” e me decepcionei quando li “Teorema Katherine”, então com todo mundo elogiando esse livro, resolvi ler o livro da “Alasca” e ainda estou com meus sentimentos confusos em relação a ele.

O livro é narrado no ponto de vista do Miles “Gordo” Halter, um típico personagem no John Green, ou seja, um nerd, sem amigos, viciado em alguma coisa bem especifica, no caso o nosso herói é viciado em última palavras. Ele coleciona as última palavras de personalidades históricas, escritores e afins. O Miles me ganhou desde o primeiro parágrafo.

A história se desenrola quando o Miles decide estudar no mesmo colégio interno que o pai dele freqüentou, indo “atrás de um grande talvez”. Motivado por essas ultimas palavras, ele quer encontrar alguma coisa que faça de sua vidinha pacata, uma aventura.

Ao chegar em Culver Creek, Miles loga faz amizade com o “Coronel”, personagem cativante que é colega de quarto e logo se transforma no melhor do amigo do Miles. E conhece também Alasca Young, uma garota singular, bipolar e a fornecedora de cigarros do colégio e menina pela qual logo Miles (Gordo) se apaixona. Logos os três se tornam grandes amigos e compartilham bons momentos.

Agora um detalhe sobre a Alasca: no decorrer do livro você também se apaixona por ela. ela é aquele tipo de garota que os garotos querem conhecer e as meninas querem ser. Me encantei com o jeito dela e a vida que ela trás para a narrativa.


Uma peculiaridade do livro é que ele é dividido entre ANTES e DEPOIS. O que divide o marco zero  é um grande spoiler, mas podem ter certeza que  vira a vida do Miles de pernas pro ar.

O que mais me encantou no livro foi a forma como o John Green mudou sua narrativa e o rumo das coisas depois do grande DEPOIS.

Mais uma vez John Green ganha pontos comigo. Então se você está disposto a uma leitura estimulante e divertida esse é o seu livro. Mas se você quer um livro que muda sua forma de pensar e te deixar meio tonto por um tempo depois de ler, esse também é seu livro!

Deixem seus comentários com suas impressões do livro para quem não leu e para quem leu também. Concordam comigo?

Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário