quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Resenha - O pequeno Príncipe


O que dizer de um livro que tem uma capa com uma observação: “Com aquarelas do autor”? E se eu te disser que esse livro não chega a 100 páginas, tem letras maiores do que o comum e é, de verdade, cheio de desenhos? Para completar – e se eu te disser que a maior parte dos leitores desse livro não são, como à primeira vista pode parecer, crianças e sim gente grande? O Pequeno Príncipe, um os grandes clássicos da literatura mundial é um livro amado por pessoas de diferentes e países e idades. Por quê?
A primeira vista, a história pode enganar: um homem que, precisando consertar seu avião, fica alguns dias num deserto, onde encontra companhia num jovenzinho que se diz vindo de outro planeta. Mas não é aí que a magia se revela. O fascínio se esconde nas falas, nas ideias, nas entrelinhas. Como por exemplo na estória do encontro com a raposa: "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... "
O Pequeno Príncipe fala da beleza de se ver o mundo com os olhos de uma criança, com a doçura e ingenuidade de quem vê as coisas como realmente são, sem a malícia que vem com os anos ou sem a amargura que as desilusões acabam por trazer com o passar do tempo. O jeito que a gente desaprende de ver com o tempo “O essencial é invisível aos olhos”, de fato.
Já na dedicatória Antoine de Saint-Exupéry mostra a que veio:
"A LÉON WERTH
Peço perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande. Tenho uma desculpa séria: essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo no mundo. Tenho uma outra desculpa: essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisas, até mesmo os livros de criança. Tenho ainda uma terceira: essa pessoa grande mora na França, e ela tem fome e frio. Ela precisa de consolo. Se todas essas desculpas não bastam, eu dedico então esse livro à criança que essa pessoa grande já foi. Todas as pessoas grandes foram um dia crianças (mas poucas se lembram disso). Corrijo, portanto, a dedicatória:
A LÉON WERTH
QUANDO ELE ERA PEQUENINO"
Definitivamente, um livro para se ler e reler. É o tipo de leitura que enternece, que lembra que a vida não é um chapéu. Pode ser um elefante dentro de uma imensa jiboia (quem leu o livro, que entenda rs) – e nunca se sabe quais surpresas ela pode nos revelar. Pode parecer mais um livro trivial, sem importância, desses que se tornam um clássico e que a gente acaba enjoando de tanto ouvir falar. Mas realmente vale o tempo. E por ser curtinho, pode ser lido num dia para os que tem mais tempo, ou em menos de uma semana, para os que não dispõem de tanto tempo assim.
Boa leitura! ;)

Nome do Livro: O pequeno príncipe
Editora: Agir
Número de páginas: 95

Nenhum comentário:

Postar um comentário