quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Resenha: A livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan








Título: A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 288










Clay Jannon era web designer, mas agora está desempregado e se vê obrigado a aceitar um trabalho em uma misteriosa livraria, A livraria 24 horas do Mr. Penumbra.

Penumbra é um simpático senhor de olhos azuis, dono desta singular livraria. 

Os livros, em sua maioria, são antigos e especiais, guardados em estantes altas e escuras, e são emprestados apenas a certos clientes ( beeeeem excêntricos por sinal ).
Os velhos livros eram todos criptografados e Clay era proibido de ler seu conteúdo. O que mais seria necessário para despertar curiosidade? ( O proibido é sempre mais atraente, certo? Hehe ) Bem, é aí que nosso querido protagonista descobre uma espécie de seita/culto relacionados a tais livros, e as coisas começam a ficar mais interessantes. 

Clay conta com a ajuda de sua nova namorada, Kat Potente, que trabalha no Google e tem todo tipo de recursos tecnológicos a disposição, seus amigos Mat, um especialista em efeitos especiais, e Neel, um empresário da modelagem digital de peitos ( é isso mesmo que você leu, peitos kkkk ) para desvendar os mistérios da Unbroken Spine ( a seita ).

Pra começar ( e isso eu achei bem interessante ), Clay descobre um padrão nos livros que seus estranhos clientes pegam emprestados através de uma simulação virtual da livraria em que ele estava trabalhando. E depois ele vai além, descobre que o livro mais importante da Unbroken Spine, o Codex Vitae escrito por Aldus Manutius ( se você é designer como eu, deve conhecer esse cara - um dos pioneiros na produção de livros e tipografias que viveu séculos atrás  ) pode conter o segredo da vida eterna.

Recheado de tecnologia, teoria da conspiração, códigos secretos, RPG e livros, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma história leve e bem humorada, que mescla o passado e o futuro, a tradição e o moderno, em uma relação bastante conflitante.

Na minha opinião, é um livro inteligente, cheio de coisinhas interessantes sobre tipografia, linguagem de programação, fotografia e sobre a era digital. Porém, é um livro com final previsível. Eu sabia o que esperar do Codex Vitae na metade do livro. Mas nem por isso deixa de ser um livro bom. Em nenhum momento eu tive vontade de fechar o livro e não abrir nunca mais. É legal, contudo, poderia ser melhor.

Mas vale a leitura, então vamos todos ler, okay? =P
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário