terça-feira, 7 de janeiro de 2014

RESENHA: Extrordinário - R. J. Palacio


 






Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Gênero: Infanto Juvenil
Páginas: 318







Acho que quem lê as minhas resenhas aqui já sacou que eu sou LOUCAAA por um bom romance :3
Mas sou do tipo que lê tudo, se o livro é bom eu to disposta a conhecer. Foi assim com Extraordinário!

August Pullman, carinhosamente chamado de Auggie, é um garoto de dez anos que nasceu com uma combinação de duas síndromes genéticas que acabaram causando uma grande deformação em seu rosto. Auggie mora com o pai, a mãe e sua irmã Olívia, a Via, com quem é muito apegado. 

Auggie sempre foi vítima de olhares amedrontados e de horror, sempre teve que matar um leão por dia, já realizou infinitas cirurgias e nunca frequentou a escola, até agora.

Sua mãe, sempre se dedicou a cuidar dele, e isso acabou fazendo com que sua irmã ficasse um pouco de lado. Era ela quem tirava todos os dias um tempinho para alfabetizar Auggie, porém acabou percebendo que estava na hora de cortar o cordão umbilical e deixar que Auggie enfrente algumas coisas sozinho, resolve matriculá-lo em uma escola regular.

Ao passar a conviver com crianças "normais", ele terá que superar os comentários de mal gosto, as decepções, a falsidade e até mesmo a crueldade das pessoas. Porém ao invés de aprender, ele acaba ensinando muita coisa para todos.

O livro é extremamente FOFO. É impossível não se apaixonar pela meiguice de Auggie.
É cheioo de lições bacanas. Li super rápido, porque é uma história que te prende e você quer logo saber o que acontece.




A história é contada de muitos pontos de vista, entre eles o de Auggie, o de sua irmã e dos coleguinhas de turma de Auggie. Uma coisa que achei super interessante, é que são as mesmas cenas, contadas de pontos de vista diferentes, e o legal é que um vai completando o outro e você consegue ir entendendo momentos que poderiam ficar soltos.

Apesar de "tecnicamente" ser narrado do ponto de vista de crianças, os conflitos são muito maduros. Teve hora que me peguei pensando "puts, crianças são capazes de ser tão cruéis assim ?". Lembrei da minha infância, de como eu era e daquilo que a gente ouve a vida toda de que "criança não distingue cor e nem raça", precisamos repensar isso!

Bom, acho que já devem ter percebido que eu me amarrei no livro. Eu me apaixonei pelo Auggie, claro que de um jeito diferente da minha paixão pelo Gus, pelo John, pelo Sr. Darci, pelo London ou pelo Noah. E muito diferente da minha paixão pelo Caio Castro, hahay. Mas, sei que vai ficar entre os meus personagens favoritos, ele é divertido, engraçado, MADURO, e te encanta.

Bom, vou ficando por aqui, acho que já era hora :D
Corram pra conhecer e me contem o que acharam, não deixem de COMENTAR ;)


Beijocaaas !!!


Um comentário:

  1. Oi Bel!
    Eu adorei esse livro, achei de um conteúdo forte e muitíssimo bem explorado. Gostei muito mesmo!
    Mas, diferente de você, sempre tive certeza que algumas crianças são capazes dessas coisas. :(
    Você já leu 365 Dias Extraordinários? Tem todos os preceitos fofos (e mais!) do livro! :D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir