terça-feira, 26 de novembro de 2013

QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO ? - Spencer Johnson, M.D


Livro: Quem mexeu no meu queijo ? 
Autor: Spencer Johnson, M.D.
Editora: Galera Record
Ano: 2011




 “Quem mexeu no meu queijo?” é de autoria de Spencer Johnson, ele escreveu livros que foram sucesso no mundo inteiro, entre eles muitos Best Sellers, inclusive a série “Minuto”. Ajuda pessoas de todo o mundo a descobrir verdades simples que lhes proporcionam uma vida mais sadia. Seus livros, frequentemente, são temas de reportagens na mídia e já venderam mais de onze milhões de cópias, sendo publicados em vinte e seis idiomas.
A maioria das pessoas acorda cedo, quer seja para ir à escola, a faculdade ou mesmo ao trabalho, levanta da cama, toma banho, toma café, pega o carro ou vai para a parada de ônibus, segui sempre o mesmo caminho, passa sempre pelos mesmos lugares, muitas vezes até encontra com os mesmos companheiros de transporte, passa o dia todo fazendo as mesmas coisas a semana toda. Isso já é tão espontâneo, é quase como um ritual, ou melhor, para tudo que fazemos, temos um ritual, sempre uma maneira certa, muitas vezes considerada única de realizar as tarefas do dia a dia.
 De vez em quando, na hora de sair de casa chove, o ônibus atrasa, a rua por onde se passa todos os dias está congestionada e então nos desesperamos, saímos da nossa zona de conforto, ou seja, todo aquele ritual a ser seguido terá que ser atrasado um pouco, muda.
Em “Quem mexeu no meu queijo?” Johnson trata justamente dessas pequenas (ou grandes) mudanças que ocorrem em nosso dia a dia, com as quais muitas vezes, não sabemos como lidar. 

 O livro é dividido em três partes, e em poucas páginas consegui nos colocar de frente com a nossa acomodação.
Na primeira parte “A reunião”, um grupo de amigos de turma que não se veem há muito tempo decidem conversar, para saber como anda a vida um do outro. Depois de perceberem que nada mais era como antes, um deles decide então contar uma história, que tem tudo haver com aquela fase em que eles se encontravam.
E assim começa “A história”, uma parábola divertida sobre dois ratinhos e dois homenzinhos, que fala sobre mudanças e objetivos que todos nós buscamos na vida, nossos queijos. Aborda também as dificuldades que enfrentamos para conseguirmos realizar esses desejos, o labirinto que percorremos, muitas vezes cheios de desafios que acabam nos desanimando.
Na terceira parte “O debate”, esse mesmo grupo de amigos se reúne para discutir o que mudou ou o que pode mudar em suas vidas depois de ouvirem essa história, as lições que poderiam ser tiradas dali.
O livro nos mostra excelentes maneiras de como nos adaptarmos às mudanças, visto que a maioria de nós tem dificuldade em lidar com o novo, com situações novas, desafios diferentes e até mesmo, pessoas diferentes. Sempre queremos as coisas do mesmo jeito, e acabamos muitas vezes deixando de aproveitar as novas oportunidades que a vida nos dá. Temos medo do desconhecido.


As mudanças fazem parte da vida de todos nós e quanto melhor soubermos como lidar com elas, maior será o nosso sucesso. Mudanças trazem experiências e o mundo se transforma quando nós mudamos.


Beijos gente!!! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário