terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prêmio Good Reads BEST BOOKS OF 2013

E vamos conhecer os melhores livros do ano segundo o site mais conceituado sobre literatura no mundo todo. O Goodreads Choice Awards conta com votação popular para decidir o prêmio de melhor livro em varias categorias. Alguns ainda não saíram no Brasil, devem ser lançados nos próximos meses, vamos conferir o que mais fez sucesso no ano de 2013.














FICÇÃO - O Silêncio das Montanhas - Khaled Hosseini

O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo". Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.

MISTÉRIO - Infern - Dan Brown
Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

FICÇÃO HISTÓRICA - Life After Life - Kate Atkins
E se você tivesse a chance de viver sua vida de novo e de novo, até que finalmente dê certo?Durante uma tempestade de neve na Inglaterra, em 1910, um bebê nasce e morre antes que ela possa ter sua primeira respiração.Durante uma tempestade de neve na Inglaterra, em 1910, o mesmo bebê nasce e vive para contar o conto.E se houvesse uma segunda chance? E terceira chance? Na verdade um número infinito de possibilidades de viver a sua vida? Será que você, eventualmente, seria capaz de salvar o mundo a partir de seu próprio destino inevitável? E se você quer mesmo?
"Life After Life" segue Ursula Todd como ela vive através dos acontecimentos turbulentos do século passado e outra vez. Com humor e compaixão, ela encontra o calor, mesmo em momentos mais sombrios da vida, e mostra uma extraordinária capacidade de evocar o passado. Aqui está Kate Atkinson em seu mais profundo e inventivo, em uma novela que celebra o melhor e pior de nós mesmos.

FANTASIA - O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

FANTASIA PARANORMAL - Cold Days - Jim Butcher
Durante anos, Harry Dresden só foi assistente profissional de Chicago, mas um negócio feito em desespero com a Rainha do Ar e da Escuridão forçou-o para um novo trabalhoassassino profissional.Mab, a mãe de fadas más, restaurou o assistente principalmente morto à saúde, e despacha-lo sobre a sua primeira missão de trazer a morte para um imortal. Mesmo enquanto ele lida com a tarefa impossível, Dresden aprende de um perigo iminente, com o potencial para destruir bilhões e para pousar em Dresden o problema mais profundo que ele já conhece.


FICÇÃO CIENTIFICA -
MaddAddam- Margaret Atwood

Uma praga criada pelo homem varreu a terra, mas um pequeno grupo sobrevive, junto com os Crakers de olhos verdes - uma espécie gentil criada para substituir os seres humanos. Toby, membro dos deuses Jardineiros e especialista em cogumelos e abelhas, ainda é apaixonado por Zeb, que tem um passado interessante. Profeta relutante  Amanda está em choque por um ataque Painballer e Ivory Bill anseia pela provocante Swift Fox, que está flertando com Zeb. Enquanto isso, Pigoons gigantes e Painballers malévolas ameaçam atacar.
Com imaginação estonteante, e humor, vencedor do Prêmio Booker .MaddAddam imprevisível e hilariante de Margaret Atwood leva-nos ainda mais em um mundo distópico desafiador e mantém-se um espelho inclinado para o nosso próprio futuro possível.


ROMANCE - Lover At Last - J. Ward
Qhuinn está acostumado a ser por conta própria. Repudiou a sua linhagem , evitado pela aristocracia , ele finalmente encontrou uma identidade como um dos lutadores mais brutais na guerra contra a Sociedade Lesser . Mas sua vida não está completa. Mesmo com a perspectiva de ter uma família própria que parece estar ao seu alcance, ele é vazio por dentro , com o coração dado a outra.... Blay , depois de anos de amor não correspondido, transferiu-se de seus sentimentos  . E com o tempo encontrou seu par perfeito em uma mulher, e eles vão ter um jovem , exatamente como Qhuinn sempre quis para si mesmo. É difícil ver o novo casal em conjunto, mas a construção de sua vida em torno de um sonho é apenas um desgosto esperando para acontecer,  mas como a batalha sobre o trono do corrida se intensifica, e os novos jogadores na cena em Caldwell criar perigo mortal para a Irmandade , Qhuinn finalmente descobre a verdadeira definição de coragem, e dois corações que são destinados a ficar juntos ... finalmente se tornar um.

TERROR - Doctor Sleep - Stephen King
 
Em rodovias em toda a América , uma tribo de pessoas chamadas The Knot verdadeira vai em busca de sustento. Eles parecem inofensivos, principalmente na idade, os lotes de poliéster, e  seus trailers. Mas, como Dan Torrance sabe, essa  corajosa garota de doze anos de idade aprende que a verdadeira Knot são quase imortais, vivendo do ar das crianças  quando eles estão lentamente torturam até a morte .Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel , onde passou uma infância horrível , Dan foi à deriva ao longo das décadas, desesperado para lançar legado de desespero , alcoolismo e violência de seu pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire , uma comunidade de  que o sustenta , e um emprego em uma casa de repouso onde seu remanescente de energia fornece o conforto final decisiva para os moribundos. Ajudado por um gato presciente , ele se torna " Doctor Sleep ".Então Dan encontra o evanescente Abra Stone, e é seu dom espetacular, o mais brilhante de todos, . Esta é uma guerra épica entre o bem eo mal, uma sangrenta , a história gloriosa que vai emocionar os milhões de leitores dedicados de O Iluminado e satisfazer alguém novo para o território deste ícone Stephen King


AUTOBIOGRAFIA - Eu Sou Malala -
Malala Yousafzai, Christina Lamb
Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. “Sentar numa cadeira, ler meus livros rodeada pelos meus amigos é um direito meu”, ela diz numa das últimas passagens do livro. A história de Malala renova a crença na capacidade de uma pessoa de inspirar e modificar o mundo.

BIOGRAFIA - Jim Henson Biografia- Brian Jay Jones
Pela primeira vez na história , uma biografia abrangente de um dos criadores mais inovadores do século XX de : o incomparável, o insubstituível Jim Henson .Ele era um sonhador suave cujo rosto barbudo genial foi reconhecido em todo o mundo, mas a maioria das pessoas tem que conhecê-lo apenas através dos personagens icônicos que ele criou : Caco, o Sapo , Bert e Ernie , Miss Piggy , Big Bird. Os Muppets Jim Henson fez um nome familiar , mas eram apenas parte de sua notável história.Esta biografia extraordinária escrita com a generosa colaboração da família Henson, abrange o arco completo de toda breve vida de Henson : desde sua infância em Leland , Mississippi, ao longo dos anos de crescente fama , em Washington DC , Nova York, e em Londres, a década de celebridade internacional que precedeu a sua morte prematura , aos cinquenta e três anos de idade . Baseando-se em centenas de horas de novas entrevistas com a família de Jim Henson , amigos e colaboradores mais próximos , bem como acesso sem precedentes à família e de empresas arquivos privados - incluindo entrevistas nunca antes visto , documentos comerciais e cartas particulares de Henson .Brian Jay Jones explora a criação dos Muppets , contribuições de Henson para Sesame Street  e sua campanha quase dez anos para trazer The Muppet Show para televisão.

HUMOR -
Hiperbole and Half - Allie Brosh
Do autor: Este é um livro que eu escrevi. Porque eu escrevi isso, eu tinha que descobrir o que colocar na tampa traseira para explicar o que é. Eu tentei escrever um resumo em terceira pessoa muito tempo que implicaria o quão grande o livro é e também soam vagamente autoritária. Como alguém talvez que não sou eu o escrevi, mas logo descobri que eu não sou subserviente suficiente para puxá-lo fora de forma convincente. Então eu decidi fazer uma lista de ciisas que estão no livro: Fotos Palavras histórias sobre as coisas que me aconteceram Histórias sobre as coisas que aconteceram com outras pessoas por causa de mim Oito bilhões de dólares , Histórias sobre cães o segredo para a felicidade eterna, são mentiras. Talvez eu tenha subestimado o meu sneakiness!


HQ - Beautiful creatures - Kami Garcia

Em preto e branco e de fotos manga, Ethan Wate narra seus sonhos, assombrado por uma beleza de cabelos negros inacessível. Quando ela se muda para a pequena cidade do Sul Blackwood na mansão de seu protetor tio Macon, Ethan é inexplicavelmente atraído por ela. Como seu 16 º aniversário se aproxima, Lena deve escolher ,ou será que a maldição da família optar por ela?



FABULAS - A Queda de Arthur- J. R. Tolkien

"A Queda de Artur", única incursão de J. R. R. Tolkien nas lendas do rei Artur, pode ser considerada sua empreitada mais primorosa e competente no uso da métrica aliterante do inglês antigo, em que ele acrescentou à sua percepção das antigas narrativas um sentido da natureza ameaçadora e fatal de tudo o que é contado: a expedição de Artur a longínquas terras selvagens, a fuga de Guinevere de Camelot, a grande batalha naval na volta de Artur à Grã-Bretanha, a descrição do traidor Mordred, as dúvidas que atormentavam Lancelot em seu castelo francês.

REVELAÇÃO - Tangled - Emma Chase

Evans é um vencedor.
Bonito e arrogante , ele faz negócios multimilionários e seduz as mulheres mais bonitas de Nova York com apenas um sorriso. Ele tem amigos leais e uma família indulgente. Então, por que ele está fechado em seu apartamento , por sete dias , infeliz e deprimido? Ele vai dizer-lhe que ele tem a gripe. Mas todos nós sabemos que não é verdade . Katherine Brooks é brilhante , bonita e ambiciosa. Ela se recusa a deixar que nada e nem ninguém vai atrapalhar seu caminho para o sucesso. Quando Kate é contratada como o nova associada da firma de investimento bancário do pai de Drew, todos os aspectos da vida do playboy arrojado são jogados em uma pirueta. A competição profissional que ela traz é irritante, sua atração por ela é perturbadora , seu fracasso em seduzi-la em sua cama é exasperante . Então, quando Drew  à beira de ter tudo o que quer deixa  a sua confiança exagerada ameaçar arruinar tudo. Será que ele vai ser capaz desembaraçar os seus sentimentos de desejo e ternura, frustração e realização? Será que ele vai enfrentar o desafio mais importante de sua vida? Pode  Evans ganhar no amor? Tangled não é o romance habitual nos dias atuais. É um , apaixonado, espirituoso ultrajante narrativa sobre um homem que sabe muito sobre as mulheres ... só não tanto quanto ele acha que sabe . Como ele conta sua história , Drew aprende uma coisa que ele nunca quis na vida, é a única coisa que ele não pode viver sem

JOVENS - Eleanor e Park - Rainbow Rowell

Todas as roupas incompatíveis, cabelo vermelho e vida doméstica caótica , ela não poderia ficar fora por mais que tentasse. Em seguida,  senta no ônibus ao lado de Park. Silencioso, cuidadosa,  nos olhos de Eleanor Lentamente, de forma constante, através de conversas de fim de noite e uma pilha crescente de fitas misturadas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam de maneira unica , quando você tem 16 anos, e você tem tudo e nada a perder. Situado ao longo de um ano escolar em 1986, Eleanor e Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica requintado para quem nunca esqueceu seu primeiro amor.




Esses foram os escolhidos pelo publico do mundo todo como os melhores livros de 2013 nas categorias acima. Maiores informações sobre os outros concorrentes e para saber mais um pouco sobre cada livro acesse: https://www.goodreads.com/choiceawards/best-books-2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário