terça-feira, 3 de dezembro de 2013

RESENHA: O Projeto Rosie - Graeme Simsion


Este foi um dos melhores livros que eu li este ano e com certeza é o mais ENGRAÇADO :D

 



Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Gênero: Romance
Páginas: 319









Este livro foi o meu primeiro contato com o autor, espero que logo logo ele possa lançar outros livros, e que estes me conquistem tanto quando a história do Don Tillman.

Don é um geneticista, professor universitário de 39 anos, que mora sozinho e leva uma vida tranquila. Cheio de manias e regrinhas, tudo em sua vida de é organizado nos mínimoos detalhes, com horários que são severamente cumpridos. Don tem uma enorme dificuldade de fazer amigos, ele só tem dois amigos, Gene, seu melhor amigo e Cláudia, esposa de Gene. 

Don na verdade é portador da síndrome de Asperger, uma síndrome não muito bem desvendada, mas que suspeita-se que seja causada por alguma desordem genética. Tem difícil diagnóstico e afeta principalmente a capacidade de relacionamento interpessoal desses indivíduos. Hoje é considerada como uma forma mais branda do autismo (é a mesma síndrome que tem o pai do John, no romance escrito pelo Nicholas Sparks).  

Don é extremamente inteligente, mas mesmo assim não consegue perceber que é portador da síndrome, mesmo tendo dado palestras sobre o assunto e conhecer muito a respeito. Isso só nos confirma o quanto não somos, muitas vezes, capazes de perceber a nós mesmos. Sempre olhamos as "diferenças" dos outros e esquecemos de nos julgar primeiro.

Tendo ele essa enorme dificuldade em se relacionar com pessoas e consequentemente dificuldade com relacionamentos amorosos, Don resolve montar um projeto de pesquisa para procurar sua companheira perfeita. Para isso ele cria um ENOORME questionário com inúmeras requisitos que as pretendentes devem ter. Tudo, teoricamente, seria perfeito se, por acaso, não tivesse surgido em seu caminho Rosie, uma pós-graduanda em Psicologia, que não se encaixava de nenhuma forma no conceito de "Esposa Ideal" de Don, mas que consegue despertar nele algo muito mais importante, EMOÇÕES e SENTIMENTOS VERDADEIROS.

Don e Rosie embarcam numa divertida aventura em busca do pai biológico dela. Uma busca insana por DNA dos colegas de faculdade da mãe de Rosie que supostamente podem ser seu pai. Ao longo de todas essas aventuras, o jeitinho fofo e engraçado de Don vai te conquistando cada vez mais, e conquistando Rosie também.

O cardápio que se repete semanalmente, a pontualidade excessiva, o alto grau de organização, o carisma de Don, são ingredientes que tornam o personagem perfeito, engraçado. Que te faz morrer de rir, que te faz aprender muito, que te prende na leitura.

Esse livro foi muito difícil de resenhar pra mim, apaguei essa resenha várias e várias vezes, porque a história me tocou de tal maneira, é  tão boa que eu ia escrevendo e quando percebia tava contando tudo, tava contando trechos, falando o que acontecia e fazendo spoiler, kkkk.

Acho que tá na hora de parar, e acho bom vocês correrem pra conhecer o Don e cia, haha. Todos os personagens são muito bem escritos, a Rosie com sua personalidade forte e particular, Gene e Cláudia com seu casamento aberto. É um livro que tem todos os ingredientes de uma MARAVILHOSAA HISTÓRIA.


Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio para os demais!


Vocês não podem deixar de ler esse livro. Eu AMEI AMEI cada pedaço dele e espero ter conseguido passar toda a minha empolgação pra vocês.

Quero saber o que acharam, comentem aí.
E um beijo bem grande!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário